SEGURANÇA NO TRABALHO UMA MARCA DA CCS

A segurança no trabalho não, é algo que possa ser colocado em segundo plano, pelo contrário, deve ter um carácter prioritário, pois dela depende o bom andamento de toda a organização.

O conceito de que a segurança no trabalho está somente associada a acidentes propriamente dito ou a doenças ocupacionais, engana-se redondamente, a prevenção pode estar intimamente ligada ao ambiente de trabalho!

É claro que, guardada as devidas proporções, o profissional responsável por este setor estratégico, além de promover um conjunto de medidas multidisciplinares para evitar o afastamento dos colaboradores por acidentes ou doenças ocupacionais, tem que possuir uma “percepção” para observar outros detalhes.

Todos sabemos que o principal patrimônio de qualquer empresa, são seus colaboradores, sem eles ou com eles insatisfeitos, a realização de todos os procedimentos para realização dos trabalhos com eficiência, ficam comprometidos, acabando por lesar todo o conjunto.

Parafraseando Sun Tzun do livro “O Senhor da Guerra”, extraímos uma frase que nos serve muito bem na abordagem da segurança no trabalho: “A vitória é a soma de muitos pequenos detalhes”.

OS DESAFIOS NO AMBIENTE DE TRABALHO

Qualquer ambiente de trabalho pode gerar riscos à saúde dos colaboradores, sendo uma das principais influências a insatisfação e o desempenho dos mesmos, fatores como problemas de iluminação, de ergonomia, de ruídos constantes que podem influenciar de maneira negativa na jornada de trabalho.

A valorização da saúde e do bem-estar pode parecer apenas um detalhe nas organizações, porém, isso pode ser de grande influência não só na saúde dos colaboradores, mas como no desempenho da empresa no geral.

De acordo com estudos realizados na área da organização trabalhista, como a Escola das Relações Humanas e sua Experiência de Hawthorne, concluiu-se que os ambientes de trabalho devem se adaptar ao colaborador, buscando regras mais flexíveis que valorizem a qualidade de vida.

Os estudos ainda demonstraram que questões como o layout dos escritórios, a falta de convivência com os colegas, instrumentos de trabalho inadequados e problemas com iluminação, podem desempenhar grande influência nos colaboradores.

As empresas que adotam estas práticas em suas rotinas internas diárias, não só melhoram a saúde de seus colaboradores, mas também melhoram a produtividade e a redução de custos.

AS PRINCIPAIS CAUSAS DOS ACIDENTES DE TRABALHO

A preocupação com a segurança no trabalho deve ser um dever de todos os gestores para a integridade de seus colaboradores e de sua própria empresa. Os acidentes de trabalho é um problema que afeta todas as esferas da sociedade e precisam ser tratados com seriedade e dedicação em todos os níveis organizacionais.

Há muitas causas que dão origem aos acidentes de trabalho, veremos apenas alguns itens, como exemplos:

  • Jornada de trabalho prolongada;
  • Pressão do trabalho;
  • Desatenção ou distração;
  • Manutenção e conservação de máquinas e equipamentos;
  • Trabalho com esforço repetitivo;
  • Manuseio de cargas;
  • Manuseio de produtos perigosos;
  • Organização e limpeza do ambiente do trabalho;
  • Velocidade ao desenvolver atividades;
  • Relações interpessoais no ambiente de trabalho.

Um desempenho adequado da equipe de segurança do trabalho traz vários benefícios, como a redução dos números de licenças e afastamentos por questões de saúde, redução de custos e aumento de produtividade.

A CCS reconhece a importância do desempenho dos profissionais de segurança do trabalho, nós que somos especializados em soluções em aço, também tomamos o mesmo cuidado em dar soluções de segurança, oferecendo treinamento para a equipe de brigadistas de nossa empresa.

O principal objetivo desta brigada de emergência é o trabalho de prevenção, para eliminar risco de acidentes. O treinamento capacita nossos colaboradores para atuar em possíveis ocorrências, como princípio de incêndios ou acidentes com vítimas.

O JEITO DE SER DA CCS PARA SUA SEGURANÇA.

Nós da CCS temos como prioridade o bem-estar de nossos colaboradores e não medimos esforços para a busca de melhorias que tragam uma qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Começando pela comunicação, o nosso setor de Recursos Humanos está constantemente promovendo interações de equipes, com a finalidade de promover a 

aproximação das pessoas, com uma gestão humanizada.

Trabalhamos com a segurança, compromissados com a segurança, por meio de treinamento e palestras, que promovem a interação e a co-responsabilidade de cada um, fazendo a diferença na segurança de toda a equipe.

Nossas certificações ISO 9001 e ISO 14001, alcançadas ao longo de nossa história, confirmam nossa governança corporativa, com transparência e equidade, responsabilidade corporativa no cumprimento de nossos compromissos, todas as atividades e condutas pautadas em nosso Código de Ética e Conduta.

Ao conquistarmos estas certificações, reafirmamos o nosso compromisso primordial, preservando a vida e o meio ambiente, por meio de ações que garantam a integridade e a qualidade de vida, reduzindo os riscos de acidentes, sejam trabalhistas ou ambientais.

É isto que nos torna diferente, o DNA da CCS, o nosso jeito todo especial de lidar com tudo que está a nossa volta, o cuidado com o outro, com o ambiente de trabalho e tudo que nele está inserido e, não há barreiras entre o colaborador da fábrica ou da administração, são todos pessoas!

SEGURANÇA NO TRABALHO UMA MARCA DA CCS.

A grande marca da CCS é o seu capital humano, os seus colaboradores, que dão vida aos projetos, produzindo, testando, aperfeiçoando, tornando realidade as soluções em aço, na transformação dos metais em produtos que constroem e transformam vidas!

A segurança no trabalho é uma grande preocupação da CCS e estamos constantemente criando inovações que tornem todos os nossos processos cada vez mais seguros e eficientes, obedecendo todas as normas exigidas por Lei.

A segurança no trabalho é uma prioridade absoluta, que a nossa Supervisão de Segurança do Trabalho faz questão de enfatizar. É um compromisso reafirmado, diariamente, ao realizarmos os procedimentos necessários para os nossos colaboradores trabalharem com segurança e qualidade, garantindo sua integridade.

Nosso setor de Segurança do Trabalho fez uma avaliação comparativa com todo o trabalho realizado em 2022 e constatamos uma queda significativa na redução de acidentes de trabalho e, estamos intensificando este trabalho para 2023.

Portanto, para a equipe de segurança da CCS, a gestão dos aparelhos de segurança, os EPIs é muito importante e, houve uma quebra de paradigma, quando, baseados na avaliação de nossos colaboradores, constatamos uma percepção de riscos e adotamos a introdução do uso de capacetes, para minimizar os riscos de acidentes.

Nossa equipe de segurança está elaborando continuamente novos projetos, visando desenvolver as melhores soluções de EPIs, para aumentar a segurança e dar tranquilidade aos nossos colaboradores em suas atividades diárias.

Um desses projetos, que colocamos em prática com o setor da logística, foi a implantação da luz azul spot em nossas empilhadeiras, para a maior visibilidade principalmente no cruzamento de pedestres.

Implantamos também, outro projeto relacionado a segurança do içamento de carga, com a aquisição de novos equipamentos, proporcionando maior segurança e agilidade no processo de içamento de cargas, pegar chapas, correntes, lingas, etc.

Tivemos grandes investimentos em segurança em 2022 e a projeção para 2023 é aumentá-los, com base nas estratégias de percepção de riscos pelos nossos colaboradores, promover a implantação desde o chão da fábrica, passando por colaboradores, supervisores até a alta administração.

Interagimos com a segurança com responsabilidade, para garantir a integridade de nossos colaboradores, de todo o entorno que nos rodeia, preservando a vida e o meio ambiente, fundamentando a razão da nossa existência!

Rolar para cima