O principal objetivo de qualquer empresa é alcançar a excelência de qualidade em todas as esferas, conquistando competitividade, eficiência e gerando progresso.
Mas alcançar essa supremacia não é nada tão simples e fácil, é preciso atender as normas e padrões técnicos estabelecidos nacional e internacionalmente, e a ISO 9001 é essencial para esta conquista.
A ISO 9001 é uma certificação cujo principal objetivo é definir diretrizes que formam o conjunto de gestão de qualidade e eficiência de uma empresa.
É importante ressaltar que essa certificação internacional, foi elaborada para auxiliar as empresas nos mais diversos segmentos e tamanhos, visando tornar seus processos mais eficientes e com um padrão considerado ideal pelo mercado.
QUAL O SIGNIFICADO DA ISO 9001
O significado da sigla ISO — International Organization for Standardization, ou, em português, Organização Internacional para a Padronização é uma instituição que visa formular padrões de referência.
A ISO, sendo um órgão internacional, não define o que ocorre aqui no Brasil, o órgão responsável para isso seria a ABNT — Associação Brasileira de Normas Técnicas, cuja responsabilidade e fiscalização está a cargo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), assim como a IAF — International Accreditation Forum ou Fórum de Credenciamento Internacional é responsável pela fiscalização da ISO.
A Certificação ISO 9001 tem o objetivo de melhorar o desempenho das empresas para alcançar um alto nível de qualidade em suas operações, visa cumprir os requisitos legais e regulatórios, ajudando as empresas a conquistarem novos mercados e a identificarem riscos ao negócio.
O resultado é uma empresa com processos estruturados, gerando resultados para todos os envolvidos, principalmente para os nossos clientes —nosso foco principal.
PRINCÍPIOS DA ISO 9001
Para obter a ISO 9001 é necessário conhecer os seus princípios e as suas funcionalidades, aplicando-os na rotina da empresa. Conheçamos os princípios e as funcionalidades que representam os pilares dessa certificação:
- Foco no cliente: a experiência do cliente deve ser o centro das motivações de toda a empresa, afinal de contas, sem ele, não há demanda. Não é simplesmente atender suas expectativas, é superá-las;
- Liderança: a questão da liderança é fundamental para a ISO 9001 e não está restrito apenas aos cargos gerenciais, os líderes devem motivar o desempenho dos colaboradores e desenvolver os talentos singulares de cada colaborador;
- Engajamento de pessoas: os colaboradores precisam ver propósito em suas funções, capacitando-os para melhorar o seu desempenho e de sua equipe. O sentido de pertencimento é muito importante;
- Abordagem de processos: é preciso um sistema de gestão que garanta segurança, qualidade e eficiência, que coordene toda a cadeia produtiva para atingir o desempenho e os resultados desejados, incluindo todos os processos, recursos, controles e interações;
- Melhorias: a melhoria deve ser uma meta prioritária e contínua em toda a organização, para manter elevados níveis de desempenho, saber agir com as mudanças internas ou externas, criando novas oportunidades;
- Tomada de decisões baseada em evidências: toda e qualquer decisão deve ser tomada com base em fatos e evidências, isto nos preserva de más decisões e, nos mantém no caminho correto para alcançar um padrão de excelência de qualidade;
- Gestão de relacionamento: a gestão de relacionamento envolve clientes stakeholders, sua abrangência é infinitamente maior, pois não envolve apenas os colaboradores, mas todos que direta ou indiretamente participam da organização, clientes, fornecedores, investidores, a comunidade, entre outros.
Como podemos observar, o cliente está no topo da lista, ele tem uma importância chave para a definição de políticas de qualidade e de relacionamento, em um mercado cada vez mais exigente, a satisfação de nossos clientes é parte essencial do sucesso de qualquer negócio.
ISO 9001 — SINÔNIMO DE EXCELÊNCIA
A CCS orgulha-se de fazer parte de um grupo de empresas que possui a Certificação ISO 9001, que garante aos seus clientes a capacidade de entrega de qualidade em todos os aspectos de nossa empresa: da produção até a entrega final.
Além da garantia de qualidade de nossos produtos e serviços, a Certificação ISO 9001, transmite segurança e confiabilidade de toda a nossa produção para os nossos clientes.
- Confiabilidade: com a evolução do mercado os clientes se tornaram mais exigentes, embora a busca pelo menor preço ainda permaneça para alguns, para os demais, outros critérios ganharam maior relevância, sendo um deles a confiabilidade. Conhecer a procedência do produto, ter a certeza que está comprando uma marca que preza pela qualidade e que tem uma boa imagem do público, são critérios que definem a aquisição;
- Reconhecimento Internacional: a Certificação ISO 9001, permite o reconhecimento internacional, com a vantagem de facilitar as negociações com empresas dentro e fora do país, possibilitando relações mais abrangentes;
- Aprimoramento de produtos e serviços: a certificação ISO 9001 tem seu foco na eficiência dos processos das empresas. A padronização de processos gera padrões de qualidade e com isso, as empresas podem antecipar problemas ou criar soluções, amenizando as consequências e evitando riscos ao negócio;
- Assertividade nos Investimentos: esta é outra vantagem percebida pelas empresas que possuem a Certificação ISO 9001: a segurança nos investimentos. Quando a empresa organiza seus processos e sua padronização, torna-se perceptível a redução da incidência de erros e a melhoria no funcionamento da empresa em sua totalidade.
Isto ocorre em decorrência da maturidade da gestão, que aumenta e atrai investidores, colocando-a em um nível de confiança, distinguindo-a das demais.
A CCS com base nos princípios de valores que permeiam nossas ações e as diretrizes da Certificação ISO 9001, temos uma governança corporativa voltada para a otimização de processos internos, tornando-os mais ágeis e objetivos.
Trabalhamos preventivamente nas atividades e condutas que possam ocasionar riscos à imagem e reputação de nossa empresa e de nossos colaboradores, clientes e fornecedores, pois todas as nossas atividades estão pautadas na ética e na transparência.
Somos uma empresa que tem como produto principal os nossos serviços — nosso foco principal é produzir as melhores soluções para nossos clientes, como a produção de peças de aço de alta complexidade conforme as normas técnicas e as demandas de nossos clientes.
Nosso campo de atuação é bastante extenso, atendemos desde empresas que demandam itens de primeiras operações (corte e dobra) até clientes que utilizam todo o nosso suporte técnico e tecnológico, em solda, pintura e montagem de conjuntos.
Nós da CCS mantemos um compromisso inequívoco com base em nossos valores e princípios com a qualidade de nossos produtos e, a Certificação ISO 9001 reflete a nossa política empresarial: entregar produtos eficientes e de qualidade, não é para nós um diferencial, é antes de tudo uma obrigação!
A QUALIDADE GERANDO PROGRESSO
A CCS ao longo de nossa trajetória, vem paulatinamente contribuindo para o desenvolvimento de seu país, enquanto promove a especialização de seus colaboradores, incentivando-os ao engajamento profissional, melhorando a qualidade de vida integralmente.
Contribuímos com o progresso quando participamos da comunidade e com pequenas atitudes modificamos o status quo, permitindo que pequenas melhorias tragam motivações para outras maiores.
Estamos construindo um país melhor, quando desenvolvemos programas solidários, sementes espalhadas por uma equipe engajada — nossos colaboradores, que incentivados pelo bem comum, propagam essas ações por outros lugares.
O aço é um agente transformador para o mundo, que vai nos garantir melhores dias com a sustentabilidade que o planeta necessita para a sua própria sobrevivência.
A CCS como empresa que opera a transformação de metais em soluções, acredita que o maior progresso que podemos realizar, é o nosso próprio — melhorar o mundo através da transformação do aço, é começar a mudar nossas ideias e a nós mesmos!