AÇO: A MATÉRIA-PRIMA MAIS RECICLÁVEL

As aplicações do aço estão presentes em nosso dia a dia, nos mais diversos segmentos da nossa sociedade permanentemente, por ser a matéria-prima mais reciclável do mundo!

O reaproveitamento do aço já ocorre há muito tempo, desde o império romano, nos períodos de guerra, os soldados usavam as armas deixadas em trincheiras para a produção de novos armamentos.

O aço é uma matéria-prima que tem o seu destino certo, diferentemente de outros materiais, pode ser reaproveitada infinitas vezes sem perder a sua qualidade, gerando novas oportunidades de usabilidade.

A RECICLABILIDADE DO AÇO E SEUS BENEFÍCIOS

Uma das grandes qualidades do aço, sem dúvida, é o seu poder de reciclabilidade, que lhe confere o título da matéria-prima mais reciclável do mundo, além de ser essencialmente “sustentável”.

Duas qualidades essenciais que o tornam uma opção eco-friendly, em razão de sua versatilidade, durabilidade e principalmente pela possibilidade de reciclagem, mantendo suas características originais inalteráveis.

Os benefícios da reciclagem do aço são inúmeras, destacando-se a permanência da qualidade e eficiência, podemos citar outras como: 

  • redução do impacto ambiental; 
  • ótimo custo-benefício; 
  • auxilia na economia de energia, pois com a reciclagem as indústrias siderúrgicas economizam cerca de 80% de energia; 
  • elimina o desperdício; 
  • preserva as riquezas naturais; 
  • auxilia na geração de empregos; 
  • na redução das emissões de gases de efeito estufa.

CONHEÇA OUTRAS CURIOSIDADES DA RECICLAGEM DO AÇO

Além dos benefícios, a reciclagem do aço traz algumas curiosidades, algumas desconhecidas por nós que valem a pena conhecer. Vamos lá!

  1. A CAPACIDADE DE RENOVAÇÃO DO AÇO: o aço possui uma capacidade de renovação surpreendente, pode ser reciclado infinitamente, sem perder suas qualidades originais, o que o torna um material econômico. A reciclagem do aço é uma tendência mundial e, portanto, cada vez mais incentivada, por ser uma ação benéfica para o planeta e a sociedade;
  2. UTILIZAÇÃO DOS MATERIAIS RESULTANTES DO PROCESSO: durante o processo de fabricação do aço, nos alto-forno é gerado o ferro gusa e a escória. O ferro gusa é misturado a outros materiais formando o aço e a escória é formada por materiais considerados como impurezas do processo. Na fabricação do aço, a escória não é utilizada, no entanto, pode ser aproveitada no aço reciclado na construção civil, para a pavimentação, como material básico do cimento. Nestes e em outros processos a escória não é descartada;
  3. REDUÇÃO DE EMISSÃO DE CO2 : a diminuição do processo de fabricação do aço preserva os recursos naturais não renováveis e reduz a emissão de CO2 na atmosfera. O CO2 é um dos principais gases causadores do efeito estufa, além de ser nocivo para a saúde humana. A reciclagem do aço faz parte da economia circular, um conceito econômico baseado no desenvolvimento sustentável a partir da redução, recuperação, reutilização e reciclagem de materiais;
  4. O PROCESSO DE RECICLAGEM DO AÇO: o processo de reciclagem do aço é muito simples, nem sempre é necessário ir para o alto-forno, ele pode ser misturado a outros materiais e derretido em fornos elétricos a arco. Desta forma, reduzem-se custos com a produção da matéria-prima. Este processo é vantajoso para as indústrias, contribui para a geração de renda, incentivando a coleta seletiva e fortalecendo a sustentabilidade do planeta;
  5. O METAL MAIS RECICLADO DO MUNDO: isto não é novidade para nenhum de nós, não é mesmo, a taxa de reciclagem do aço é de 100%, significando que a maioria da produção pode ser reaproveitada de alguma forma. É possível utilizar o material reciclado, não somente em pequenas estruturas, mas também em grandes construções, como pontes e edifícios. E para ilustrar esta realidade, temos um exemplo bem famoso, na construção da Torre Eiffel, em Paris, na França, que foi construída com aço reciclado;
  6. DIMINUIÇÃO DA DEPENDÊNCIA DO FERRO: sabemos que na fabricação do aço é necessário a junção do ferro; assim quando reciclamos o aço a cada tonelada de aço economizamos cerca de 1.140 kg de minério de ferro, reduzindo sua utilização, e diminuindo o esgotamento deste recurso natural.

A ECONOMIA CIRCULAR DO AÇO E SUA IMPORTÂNCIA

A economia circular do aço é um modelo sustentável essencial para o futuro do nosso planeta, isto porque ao reutilizar o material reduz a necessidade da extração de recursos naturais, equivalente à diminuição da degradação ambiental.

Outro benefício da economia circular é ao reciclar o aço, ocorre a diminuição da liberação do dióxido de carbono na atmosfera, contribuindo para o combate às mudanças climáticas.

Quando cuidamos da gestão dos resíduos metálicos, como a coleta seletiva, favorecemos a limpeza urbana, reduzindo os problemas que os lixões e aterros sanitários causam não só para a natureza, mas para a vida humana.

Com a economia circular do aço, promovemos o estímulo para as inovações na indústria, criando oportunidades de mudanças econômicas, gerando empregos e multiplicando a adoção de práticas sustentáveis no mercado.

Assim, podemos deduzir que o reaproveitamento do aço tem impactos positivos que vão além do meio ambiente, influencia diretamente no desenvolvimento social e econômico da sociedade.

A CCS CONTRIBUI PARA A SUSTENTABILIDADE DO PLANETA

A CCS tem um compromisso indissolúvel com a sustentabilidade do planeta, cuidando do meio ambiente, por meio de boas práticas ambientais, conferindo validade ao Certificado ISO 14001, conquistado por sua gestão ambiental.

Com foco em nossos valores como, respeito à vida, à saúde e ao meio ambiente e, em cumprimento à legislação e das diretrizes da Norma ISO 14001, a CCS visa promover ações que garantam a sustentabilidade em todas as partes envolvidas em nossos processos diários, incluindo, nossos colaboradores, fornecedores, clientes e a comunidade do nosso entorno.

A CCS desenvolve ações como reúso da água, reciclagem de insumos para produção (thinner, palete), a substituição de equipamentos visando o baixo consumo de energia (lâmpadas de led), instalação de dispositivos para o controle de vazão da água dos banheiros e otimização dos processos para redução dos resíduos gerados, além de realizar todo o monitoramento necessário para garantir que nossas operações não causem danos ao meio ambiente.

Todas as nossas ações estão entrelaçadas com os objetivos das Normativas do ISO 14001 e nosso compromisso com a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade do planeta.

Além de nosso compromisso social e ambiental, entregamos soluções eficientes com a transformação de metais para o desenvolvimento da economia de nosso país.

Fabricamos peças e conjuntos de médio e grande parte para máquinas agrícolas, promovendo o desenvolvimento do agronegócio do país, um dos setores mais bem sucedidos, colaborando com o abastecimento de alimentos no mercado interno e externo.

A CCS se tornou um dos maiores fabricantes do mundo em máquinas para a construção civil, pavimentação e mineração, abrindo frentes de trabalho para milhares de indivíduos, participando ativamente no crescimento da infraestrutura do país, essencial para desenvolvimento econômico e até mesmo na competitividade de mercados internacionais.

Com a transformação de metais em soluções eficientes, movimentamos o segmento logístico, produzindo chassis e componentes para empilhadeiras elétricas e a combustão, para importantes fabricantes, viabilizando a movimentação de produtos dos grandes centros de distribuição com rapidez e eficiência.

O aço — matéria-prima mais reciclável do mundo — é a matéria-prima com a qual a CCS efetua a transformação de metais em soluções eficientes, criando a inovações tecnológicas, por meio de seus colaboradores e parceiros de negócio que, assim como nós, acreditamos num futuro mais igualitário, próspero e autossustentável.

Rolar para cima