MELHORAR O MUNDO ATRAVÉS DA TRANSFORMAÇÃO DO AÇO!

O AÇO TRANSFORMANDO VIDAS!

Como o mundo pode melhorar através da transformação do aço? A transformação do aço movimenta todos os setores industriais da nossa sociedade. O seu poder de transformação vem aumentando à medida que inovações tecnológicas são acionadas e acrescidas a sua utilização, expandindo horizontes!

A história nos conta acerca desta evolução e nos convida a refletir que a capacidade humana para a transformação do mundo está em nós!

UMA BREVE HISTÓRIA SOBRE A ORIGEM DO AÇO.

Se você pensa que a origem do aço é algo recente, prepare-se é muito, muito mais antiga!

Este material surgiu a partir da descoberta do ferro, isto há mais de 4.500 anos! Existem outras datas que atestam a sua existência por volta de 6.000 a 4.000 a.C., porém qualquer que tenha sido a data, o importante é a mudança ocorrida com a sua descoberta. Nessa época as pessoas utilizavam o ferro para fazer armas e outras ferramentas, em razão de ser mais resistente que o bronze.

Foi somente em 1856, quando o engenheiro metalúrgico inglês, Henry Bessemer, que reduzindo o teor de carbono presente no ferro, descobriu como transformar o ferro em aço. A partir daí, foram criados fornos para colocar o ferro em altas temperaturas para corrigir suas impurezas e adicionar outras propriedades para dar resistência ao desgaste, como a corrosão.

O conversor do engenheiro Henry Bessemer foi o primeiro equipamento produzido para a fabricação deste material em larga escala.  O equipamento removia as impurezas do ferro pelo processo de oxidação, com ar soprado através do Ferro Gusa Líquido, sua principal matéria-prima, que beneficia o ferro nos altos-fornos das grandes siderúrgicas, transformando-o em aço.

QUAL A IMPORTÂNCIA DO AÇO?

O aço, que é uma composição de ferro, que depois de uma depuração em altos fornos, associado ao carbono desprendido, é amplamente utilizado em vários setores da economia, como, por exemplo:

  • construção civil;
  • indústrias de máquinas e equipamentos;
  • transportes;
  • ferramentas e utensílios;
  • setor de energia elétrica;
  • embalagens;
  • indústria médica e odontológica;
  • construção mecânica;
  • cutelaria;
  • setor do agronegócio;
  • meios de comunicação;

A importância do aço na construção civil é indispensável, devido a sua facilidade de se moldar, atendendo às mais variadas necessidades construtivas e arquitetônicas. Além disso, o seu peso leve permite uma melhor integração nas estruturas de concreto armado e garantia de economia, o que o torna extremamente útil na construção civil.

Já na indústria de máquinas e equipamentos, consome com frequência vários tipos de aços, tanto planos, como as chapas de diferentes espessuras, utilizadas na fabricação de carcaças das máquinas, fundidas e/ou laminados, transformando em diversos componentes dessas máquinas. No setor de transporte, sua utilização é extensa, desde a construção de ferrovias, trens, embarcações, aviões e automóveis. É um setor gigante do aço!

Mas também está presente no dia a dia, da nossa rotina básica, utilizado para a confecção de ferramentas e utensílios, não menos importante. Está presente em vários utensílios domésticos, como, facas, garfos, colheres, panelas, mesas, portões, parafusos, chaves de fenda, etc. A importância do aço no agronegócio é outro ponto crucial, pois o setor agrícola é responsável por cerca de 50% da exportação do Brasil.

O aço no agronegócio, é uma presença constante e um dos grandes fatores que contribuem para o seu sucesso!

Responsável pela fabricação de máquinas e equipamentos que agilizam processos, o aço no agronegócio transforma as atividades, tornando-as mais eficientes, aumentando a produtividade e a competitividade. Outro setor que é bastante impactado pela presença do aço é o setor logístico, grande responsável pelo escoamento de tudo o que necessitamos, distribuídos pelo país.

São máquinas como empilhadeiras, transpaletes, guindastes, que facilitam o transporte, no armazenamento no setor logístico, sendo um importante diferencial competitivo.

A TRANSFORMAÇÃO DO AÇO E SUA ABRANGÊNCIA

O aço é uma liga metálica formada por ferro e carbono, sua origem ocorreu no século XIX, que surgiu para substituir o ferro na confecção de objetos. O aço era uma opção mais durável, maleável e flexível que o ferro e logo tornou-se a principal matéria-prima de muitas indústrias.

Além disso, o aço é 100% reciclável, sendo uma matéria-prima com menos impacto ambiental do que outras.

O Brasil é o 9º país que mais produz essa liga metálica e um dos principais exportadores do produto: o aço brasileiro é comprado por mais de 100 países. O aço conquistou vários setores da nossa economia, graças ao desenvolvimento tecnológico, trouxe um aprimoramento ao aço normal (ferro+carbono), para outras variações do material.

Outras versões do aço foram surgindo, como o aço liga, composto por ferro, carbono e mais alguns elementos (níquel, cromo, silício, manganês, tungstênio, vanádio e/ou molibdênio). O aço inoxidável (inox) é um exemplo de aço liga e é geralmente formado por ferro, carbono, níquel e cromo.

O teor de cada elemento químico também é variável e determinara algumas características do material, como dureza, maleabilidade, resistência à corrosão, etc.

Temos ainda o aço galvanizado, que é quando o material passa pelo processo conhecido como “galvanização”, no qual o aço passa por uma camada de zinco bem fina que proporciona mais resistência contra a corrosão (ferrugem) e durabilidade. 

A CCS TRANSFORMANDO AÇO EM SOLUÇÕES

A CCS transformando soluções, com a transformação do aço, para o desenvolvimento de nosso país, auxiliando o agronegócio, as indústrias do segmento logístico e o da construção.

São 26 anos de especialização, buscando a inovação e melhorias em todos os setores em que atuamos, capacitando os nossos colaboradores, nosso principal ativo, projetando e construindo máquinas para garantir produtividade, com qualidade e segurança.

A CCS transformando soluções, inovando e elaborando projetos personalizados, adequando-os às necessidades de cada setor, com precisão, preservando as normas técnicas exigidas por Lei e nosso comprometimento empresarial, pautados na ética e na transparência. Somos uma empresa atuante, certificada pelas normas ISO 9001 e ISO 14001, há mais de 14 anos, que por si demonstra nosso comprometimento com uma melhoria contínua em tudo o que fazemos.

O resultado é apenas uma consequência de um trabalho realizado por uma equipe de profissionais que coaduna dos mesmos ideais e que nos coloca como um fornecedor de classe mundial entre as principais montadoras multinacionais dos segmentos agrícola e de pavimentação. 

Nossa história nos ensina que tudo é possível, quando estamos conscientes de nossos objetivos, de nossas escolhas e o que desejamos realizar, não só em nosso próprio benefício, mas com uma visão ampliada.

É assim desde a nossa fundação, buscando um aprimoramento constante para oferecer o máximo de qualidade e competência e simultaneamente melhorando-nos como pessoas.

A CCS não transforma apenas o aço em soluções, um material bruto, moldando-o, tornando-o maleável, ela também transforma vidas, pessoas que descobrem a si mesmas e transformam-se em obras primas, na construção de um mundo melhor!

Rolar para cima