A IMPORTÂNCIA DO AÇO PARA O MEIO AMBIENTE

O tema sustentabilidade é algo que vem sendo discutido há várias décadas, buscando pelo equilíbrio nas ações em prol da preservação do meio ambiente, responsável pela sustentação da vida.

Com este foco várias iniciativas estão sendo tomadas para alcançar este objetivo, que no início assemelhava-se a um gigante, mas que gradualmente, as ideias foram se mesclando, descobertas foram feitas e soluções surgiram.

Neste cenário repleto de desafios, o aço surge como uma alternativa de extrema importância, por suas qualidades inquestionáveis, durabilidade, flexibilidade, resistência, condutividade e principalmente reciclabilidade. 

O aço tornou-se um componente crucial para o funcionamento da economia para as diversas cadeias produtivas, pela sua capacidade de transformação, consegue atuar desde uma estrutura para a construção civil até a confecção de uma lata de aço para conservar alimentos.

A SUSTENTABILIDADE COMO PONTO DE PARTIDA

O aço é uma das principais matérias-primas do mundo e, está presente em nossas vidas mais do que podemos imaginar.

Além da sua importância para a economia, o aço destaca-se por ser um material, 100% reciclável, sendo reaproveitado e transformado em outros produtos, sem perder suas propriedades, o que o torna essencialmente sustentável.

A sustentabilidade é um conceito que está presente na sociedade atual, atrelada à crescente preocupação global com as mudanças climáticas e a escassez de recursos naturais, permeando inclusive na produção do aço.

O seu processo produtivo também vem se tornando cada vez mais sustentável, por meio da utilização de tecnologias mais eficientes e do uso de técnicas de reutilização e reciclagem da água, bastante presente em sua produção. 

O gerenciamento de resíduos é outro meio de diminuir o impacto ambiental, através da reciclagem e reutilização das escórias e da utilização de técnicas de coleta e filtragem de poeira.

A indústria do aço é intensiva em energia e, geralmente, depende de fontes de energias fósseis, como carvão e gás natural. A adoção de fontes de energia renováveis, como energia solar e eólica, auxiliam as empresas a reduzir sua pegada de carbono, tornando-se mais sustentáveis.

Além disso, as empresas estão investindo em tecnologias de captura e armazenamento de carbono para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, durante a produção do aço.

Uma das muitas técnicas utilizadas para mitigar o impacto ambiental na produção do aço é a economia circular, um modelo econômico que minimiza o desperdício e promove a reutilização e reciclagem de materiais. No caso específico do aço, o reaproveitamento é obtido por meio da reciclagem da sucata do aço, transformando-o em matéria-prima para a produção de novos produtos.

Assim, o ponto de partida para a sustentabilidade, do metal mais sustentável da atualidade, também inicia-se com a sua produção.

AS MÚLTIPLAS APLICABILIDADES DO AÇO

As aplicações do aço são as mais variadas possíveis e, dentre os metais utilizados, o aço é sem dúvida, um dos mais comuns e fundamentais em diversos setores da nossa economia.

As suas propriedades são extraordinárias, um material extremamente resistente, durável e, ao mesmo tempo, maleável e flexível, o aço é uma matéria-prima de baixo impacto ao meio ambiente em comparação com outras e sendo 100% reciclável, o torna essencial para a sustentabilidade do planeta.

O aço tornou-se um “verdadeiro coringa”, podemos encontrá-lo praticamente em todas as atividades humanas. Está incluso no nosso dia-a-dia, nos meios de transporte, na confecção de ônibus, caminhões, carros, trens, metrôs, aviões, bicicletas, entre outros, graças a alta resistência à tração e durabilidade agregada às peças.

Está presente na confecção de infinitos utensílios e acessórios para a casa, como, panelas, talheres, bandejas, escumadeiras, porta pratos, etc. Além dos outros bens duráveis como, geladeiras, fogões, fornos, etc.

O aço exerce um papel fundamental na conservação de alimentos e produtos perecíveis, evitando contaminações e a exposição a outros fatores externos e por isso, é encontrado em diversas embalagens e recipientes de alimentos e bebidas, assim como na indústria farmacêutica.

Ele também pode ser encontrado nas indústrias que fabricam ferramentas, praticamente em todos os seus processos produtivos, como exemplo, podemos citar, pregos, parafusos, furadeiras, brocas, alicates, chaves de fenda e uma infinidade de outras peças.

A APLICAÇÃO DO AÇO QUE MOVIMENTA A ECONOMIA

O aço é uma matéria-prima que modifica o status quo, pela sua versatilidade, podemos seguramente afirmar que o mundo ficou dividido em antes do aço e depois dele e, sua importância fica evidenciada ao assumir a posição de indicador econômico ao nível de país.

Sua aplicação está inserida no setor elétrico, um dos mais importantes e estratégicos setores da infraestrutura da economia de qualquer país, por movimentar todas as cadeias produtivas de bens e serviços e garantir o bem-estar da sociedade. 

Independente da fonte utilizada para gerar energia, em sua distribuição será necessário a utilização de fios condutores e cabos, além das torres de transmissão, cabinas, tubos, equipamentos, entre outros, os quais são basicamente compostos por aço.

Outro bom exemplo, é sua aplicação na indústria agrícola e, neste setor, a CCS é líder, transformando metais em soluções, peças e conjuntos sob demanda, de médio e grande porte, como Plantadeiras, Colhedoras de Cana, Colheitadeira de Grãos, Pulverizadores e Tratores.

Peças de alta complexidade produzidas conforme as normas técnicas e as necessidades de nossos clientes, soluções inteligentes que operam desde a preparação do solo até o momento da colheita e no transporte de alimentos.

A CCS é especializada na produção de grandes conjuntos para os maiores fabricantes mundiais de máquinas, para a Construção Civil, Mineração e Pavimentação, nosso principal portfólio. Uma produção completa de chassis, lâminas, track frames, caçambas, contra peso, arms, arco de força, ripper, entre outros, utilizados em Escavadeiras, Carregadeiras, Motoniveladoras, Retroescavadeiras e Tratores de Esteira.

Outro setor de relevância é o Setor de Movimentação de Materiais, onde a CCS atua com a produção de chassis e componentes para empilhadeiras elétricas e à combustão de grandes fabricantes, colocando nossos produtos nos principais players de distribuição do país, como, WalMart, Magazine Luiza, Mercado Livre, entre outros.

Contribuímos para a eficiência do abastecimento de supermercados, no carregamento de materiais, carga e descarga, agilizando a movimentação do setor logístico de nosso país.

Todas as nossas ações são pautadas baseadas na transparência, atendendo as legislações vigentes, na proteção do meio ambiente e na diminuição dos impactos ambientais, asseguradas por um compromisso e certificações ISO 14001 e ISO 9001, que atestam a nossa idoneidade.

Na CCS visamos promover ações que garantam a sustentabilidade em todos os nossos processos diários, incluindo fornecedores, clientes, colaboradores e a comunidade.

Ações como o reúso de água, reciclagem de insumos para produção (thinner e palete), equipamentos que visam o baixo consumo de energia (lâmpadas de led), controle da vazão de água em nossas instalações e otimização dos processos para a redução dos resíduos gerados, além da realização de um monitoramento permanente, visa a garantia de que nossas operações não causem danos ao meio ambiente. 

Cuidamos de nosso principal capital — o ser humano — com respeito e dignidade, oferecendo as melhores condições de trabalho para o desenvolvimento pessoal e coletivo, com tecnologias de ponta e um único propósito — entregar soluções inteligentes para transformar o mundo, transformando a nós mesmos.

Rolar para cima