A USABILIDADE DO AÇO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

A usabilidade do aço é o que podemos chamar de “coringa” na transformação de metais, por suas características que o tornam tão importante em vários setores cruciais de qualquer economia.

Características como maleabilidade, reciclabilidade, sustentabilidade, resistência, durabilidade, entre outras, podem facilmente explicar a diversidade da usabilidade do aço.

Não é à toa que atualmente é a matéria-prima mais utilizada no mundo e suas aplicações são infinitamente insuperáveis por qualquer outro metal.

AS APLICAÇÕES DO AÇO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

O aço é um dos materiais que mais contribuem para a evolução tecnológica das cidades, proporcionando modernização e crescimento econômico. 

As formas mais frequentes de aplicações do aço na construção civil, sem dúvida, estão nas obras de infraestrutura, utilizado principalmente, em estruturas externas visíveis, como estações de transporte, pontes, viadutos, entre outras.

Devido a sua precisão geométrica, o aço tornou-se essencial nas obras estruturais, pois a medição em milímetros permite que as estruturas sejam desenvolvidas perfeitamente aprumadas e niveladas. Desta forma, o assentamento de esquadrias e instalações de elevadores, por exemplo, torna-se mais fácil e econômico, evitando desperdício de materiais.

A tecnologia do aço confere total liberdade criadora, permitindo o desenvolvimento de projetos arrojados, com um belo efeito estético, resultando na valorização das edificações.

OS BENEFÍCIOS DO AÇO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

A usabilidade do aço nas construções civis é extremamente importante para o aproveitamento de qualquer projeto, ao permitir criar estruturas mais resistentes e duráveis, além de reduzir os custos da obra. 

Atualmente, existem mais de três mil tipos de aço identificados e essa versatilidade faz com que seja um produto de destaque no cenário internacional para as mais diversas finalidades.

Entre tantas possibilidades, citaremos algumas aplicabilidades e os benefícios gerados:

  • REDUÇÃO DE CUSTOS: a liga metálica do aço por ser um material mais leve do que o concreto (cerca de 30%), provoca um alívio da carga nas fundações, evitando o desperdício de material e reduzindo custos. É uma matéria-prima versátil e muito resistente à corrosão e suas estruturas metálicas permitem manter frentes de trabalho em diversos serviços ao mesmo tempo, o que reduz tempo de produção e gastos excessivos com mão de obra; 
  • APROVEITAMENTO DE ESPAÇO: os pilares e vigas de aço proporcionam um melhor aproveitamento de espaço interno, ao ocuparem metragem menor e, assim, aumentam as áreas úteis das construções, sendo ainda compatíveis com qualquer material de fechamento. Outra vantagem é que o aço pode vir montado da fábrica e levado pronto para o canteiro de obras, que ajuda a reduzir o espaço de armazenagem e facilita o transporte;
  • MAIOR DURABILIDADE: uma das muitas características do aço é a sua durabilidade. É uma matéria-prima que não se desgasta facilmente, sendo altamente resistente à corrosão e a oxidação, ampliando a duração do produto final;
  • MAIOR RESISTÊNCIA À TEMPERATURA: na construção civil, é comum trabalhar com materiais que precisam ser expostos a altas temperaturas e o aço possui uma propriedade — resistividade — que o torna ideal, por ser resistente ao calor, mantendo a segurança do local. Assim, ele pode ser utilizado na fabricação de caldeiras, turbinas a vapor, fornos industriais, entre outras;
  • A SUSTENTABILIDADE EM FOCO: a sustentabilidade é a palavra-chave que move todas as ações da atualidade. A demanda por medidas que não prejudiquem o meio ambiente, tem sido valorizada pelo mercado. Diante disso, uma das razões que estimulam as aplicações do aço na construção civil é justamente a sustentabilidade oferecida pelo material. E a razão é bem simples, o desperdício na construção para quem utiliza a estrutura metálica é consideravelmente reduzido, por ser um material 100% reciclável.

A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL NA ECONOMIA

A construção civil é um setor da economia formado por uma enorme quantidade de atividades e por esta razão é chamado de “macro-complexo” da construção, que significa um conjunto de atividades econômicas que são diferentes, mas estão interligadas umas às outras.

No Brasil a construção civil representa o segundo maior setor econômico do país, para se ter uma ideia de sua importância, é o setor responsável pela transformação de matérias-primas em produtos acabados. 

A construção civil por agregar várias atividades, ela funciona como um importante “motor” econômico, com grande capacidade de movimentar a economia, gerar riquezas e empregabilidade.

A CCS E A CONTRIBUIÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL

A CCS é uma das maiores empresas do mundo no segmento de transformação de metais, contribuindo para a economia do Brasil e para a sustentabilidade do planeta.

Nosso principal portfólio está concentrado na produção de grandes conjuntos para os maiores fabricantes mundiais de máquinas para a Construção Civil, Pavimentação e Mineração.

Atuamos em todas as fases, desde a preparação e nivelamento do solo, na movimentação de materiais até a finalização das obras. Ajudamos a construir as infraestruturas de nosso país, promovendo a empregabilidade e garantindo uma qualidade de vida para toda a sociedade.

Entre os produtos produzidos encontramos as peças que colaboram para o desenvolvimento das cidades, são Motoniveladoras, Tratores de Esteira, Escavadeiras, Retroescavadeiras e Carregadeiras.

Contamos com uma equipe de engenheiros especializados e técnicos treinados em cada fase dos processos na transformação do aço em soluções eficientes para atender as necessidades de nossos clientes. 

A CCS desenvolve projetos customizados com as melhores tecnologias e equipamentos, inovando sempre, visando atingir novos paradigmas de competitividade.

Todos os nossos processos seguem um rigoroso comprometimento com as nossas métricas operacionais, visando a otimização dos processos internos, tornando-os mais ágeis e objetivos, permitindo uma ampliação de visão na busca constante da satisfação de nossos colaboradores, clientes e parceiros de negócio.

A CCS utiliza-se de uma matéria-prima que é essencialmente sustentável e, tem como princípio adotar as boas práticas ambientais, oferecendo soluções eficientes na transformação do aço.

Com foco em nossos valores, com o respeito à vida, à saúde e ao meio ambiente, cumprimos com as obrigações vigentes e as diretrizes da Certificação ISO 14001, por meio de ações que promovam a sustentabilidade em todos os nossos processos, incluindo nossos colaboradores, clientes, parceiros de negócios e a comunidade.

Assim como os nossos valores forjam o DNA da CCS, nossas ações forjam a transformação do aço em soluções eficientes, para transformar o mundo e a nós mesmos.

Rolar para cima