CCS: GOVERNANÇA CORPORATIVA – UMA JORNADA QUE VALE A PENA!

O conceito de Governança Corporativa não está associado somente às questões empresariais internas, mas a todo um grupo de pessoas envolvidas: a relação com os colaboradores, sócios, órgãos de fiscalização, fornecedores, clientes, entre outros, o que a torna uma jornada que vale a pena!

Para qualquer organização que queira ter um crescimento consistente, a adoção de uma Governança Corporativa é fundamental, pois nela são definidas diretrizes para atuar com transparência, ética e responsabilidade e consoante com as leis.

Além disso, com a adoção dessa ferramenta de boas práticas administrativas, acabam por atrair um número maior de parceiros de negócios, aumentando a sua reputação no mercado.

O QUE É A GOVERNANÇA CORPORATIVA?

A Governança Corporativa é um sistema que dirige e controla uma organização, com uma estrutura de práticas, regras e processos para que a mesma alcance seus objetivos e seus negócios sejam bem sucedidos.

Neste processo as tomadas de decisões não são baseadas na ideia e opinião de uma única pessoa, mas devem ser discutidas por todas as pessoas envolvidas nos

diversos segmentos do negócio, para encontrar a melhor solução.

A responsabilidade e a liberdade de expressão é condição sine-qua-non na gestão corporativa, onde a opinião de todos os participantes devem ser avaliadas e determinantes para validação do processo.

Esse modelo de gestão permite que as organizações tenham um controle maior dos riscos, garantindo a conformidade e melhorando todo o processo administrativo, para que seus objetivos se tornem cada vez mais claros e significativos.

QUAIS OS PRINCÍPIOS DA GOVERNANÇA CORPORATIVA

A Governança Corporativa está pautada em quatro princípios básicos, para ser aplicado corretamente, segundo o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), são eles: transparência, prestação de contas, equidade e responsabilidade corporativa.

TRANSPARÊNCIA: a transparência é um ponto essencial da Governança Corporativa, que consiste na disponibilização e a divulgação de dados e ações, fornecendo as informações que sejam de interesse das partes interessadas e não apenas aquelas impostas por lei ou regulamentos — quando for respeitado o sigilo e proteção das estratégias empresariais. Atuando desta forma, cria-se um vínculo de confiança e responsabilidade com seus colaboradores, fornecedores, clientes, sociedade, etc.

PRESTAÇÃO DE CONTAS: este ponto é uma consequência de uma administração com transparência, informar a devida prestação de contas quanto às tomadas de decisões, com responsabilidade e ética, divulgando as consequências decorrentes delas, sejam negativas ou positivas.

EQUIDADE: este princípio abrange a todas as pessoas, que estão inseridas na organização, em relação ao tratamento dispensado a cada um, sem parcimônia, respeitando o direito de igualdade e justiça. Esse tratamento não está condicionado ao nível, função ou sua participação na empresa, mas sim, levando-se em conta seus deveres, necessidades e direitos.

RESPONSABILIDADE CORPORATIVA: a responsabilidade corporativa está atrelada a três fatores: responsabilidade econômica, responsabilidade social e responsabilidade ambiental, e faz-se necessário que as mesmas estejam perfeitamente integradas, para gerar a sustentabilidade. Ela está relacionada com a maneira como é tratado o capital humano, em suas diferentes esferas. Vai desde a preocupação com seus colaboradores, sua saúde e salários mais justos, com suas famílias, a comunidade onde está inserida, os consumidores, as causas sociais, enfim, tudo que impacta e se relaciona com todos ao seu redor.

A CCS atua com base nos princípios da Governança Corporativa e paralelamente com a prática da Compliance que permite que a organização esteja em consonância com as obrigações legais, padrões éticos e regulamentos internos e externos.

O papel do programa Compliance é estabelecer regras, processos e procedimentos para a lei ser cumprida, orientar a conduta de todos para seguirem os princípios éticos que regem os negócios, sem jamais buscar vantagens pessoais indevidas ou envolver-se em situações de risco.

O objetivo do programa Compliance vai muito além de mitigar danos após a descoberta de ilegalidades, é prioritariamente evitar desvios. Não é somente uma mudança de gestão ou comunicação, é uma mudança de cultura.

Os benefícios do programa Compliance são inúmeros e corroboram para uma construção de reputação ilibada, promovendo a disseminação de integridade e engajamento, são eles: 

  • Segurança jurídica;
  • Construção de imagem positiva;
  • Redução de custos;
  • Reputação forte;
  • Transparência no cumprimento de regras;
  • Maior competitividade;
  • Aumento de produtividade;
  • Facilidade em atrair parceiros;
  • Retenção de talentos.

Há um movimento crescente exigindo cada vez mais transparência e lisura das marcas, empresas e negócios e a CCS através de seu Código de Ética e Conduta, mantém-se atuante na preservação de seus valores, com integridade e responsabilidade perante todos os que congregam os mesmos ideais de nossa organização.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA GOVERNANÇA CORPORATIVA

O principal objetivo da Governança Corporativa é o aprimoramento dos processos administrativos se tornarem mais objetivos e imparciais.

A Governança Corporativa garante que todos os interesses estejam perfeitamente alinhados, seja dos colaboradores, dos sócios, fornecedores, clientes ou da sociedade em seu entorno, sendo que essas estratégias ajudam a promover uma boa cultura na empresa.

Aplicar a Governança Corporativa em sua totalidade permite o crescimento sustentável, garantindo sua integridade no mercado ao longo dos anos e com vários benefícios:

  • Auxilia a prevenir erros ou possíveis fraudes: as regras que são implantadas estimulam os colaboradores a serem mais conscientes com possíveis situações e erros que encontrarem, eliminando a possibilidade de fraudes e problemas;
  • Valorização da imagem da empresa: isto ocorre quando a empresa adota uma boa governança corporativa, valorizando a sua imagem, demonstrando ética e confiabilidade e promovendo bons valores em consonância com uma governança de qualidade, contribuindo para sua melhoria e reputação;
  • Maior visibilidade no mercado: se a empresa seguir os princípios essenciais de transparência e de prestação de contas, uma boa reputação e credibilidade, automaticamente lhe serão atribuídas, o que garantirá uma maior visibilidade e atrair mais investidores.

A CCS por meio de seus programas de incentivo promove ações internas e externas para a integração de todos os envolvidos, colaboradores, diretoria, fornecedores, clientes e a sociedade, exercendo sua responsabilidade corporativa, tanto no âmbito econômico, social e ambiental:

  • oferece cursos e outras oportunidades de crescimento interno;
  • criação de programas de apoio e inclusão;
  • promove atividades educacionais e culturais para a sociedade;
  • incentivo a ações de bem-estar social;
  • apoio a instituições locais que prestam auxílio a grupos vulneráveis, entre outros.

A Família CCS está consciente de suas responsabilidades e da importância da jornada que a Governança Corporativa possibilita para cada um de nós, colocando-nos a uma vivência de valores contínuos, que possibilita a nossa evolução individual e coletiva, com ações que transformam a nós mesmos e mudam o mundo a nossa volta!

Rolar para cima