CCS: SOMOS MUITOS E SOMOS UM!

O sentimento de pertencimento é o que dá sentido quando dizemos “somos muitos e somos um”, não é apenas uma questão burocrática ou um quesito que precisa ser preenchido ou que represente uma vantagem competitiva no mercado.

Mais importante do que trazer os melhores resultados, a diversidade cultural consiste em garantir um ambiente organizacional saudável e inclusivo para todos — onde a equidade faça realmente sentido, tornando-se um fator determinante para os melhores talentos buscarem trabalhar em nossa organização.

A CCS encara a diversidade e a inclusão como algo que deve ser genuíno e vivenciado na cultura da empresa, que não deve estar associado a números, mas a pessoas que merecem oportunidades de crescimento, por aquilo que são, contribuindo com suas singularidades, para o desenvolvimento pessoal e coletivo.

Estabelecer uma governança que crie estratégias eficazes para incorporar à organização projetos que incluam a diversidade e a inclusão, como metas prioritárias, quantificar a equidade nas ações não é apenas um objetivo social, é antes de tudo, uma questão de justiça e humanidade.

O CRESCIMENTO POR TRÁS DA MUDANÇA DE PARADIGMAS

A mudança de paradigmas nos desafia a olhar o mundo de uma maneira diferente e consequentemente nos conduz ao crescimento, independentemente do nível, individual, coletivo ou empresarial.

Por esta razão, estes temas diversidade e inclusão estão ganhando relevância no mundo empresarial e contribuindo com uma série de transformações significativas no mercado.

Estas transformações estão ocorrendo por diversos fatores: o avanço da tecnologia, a criação de novas leis de inclusão, a busca por soluções inovadoras e o fortalecimento das práticas da ESG — consolidando critérios para os aportes de capital entre os investidores. 

A CCS tem uma gestão empresarial baseada nas práticas da ESG — por considerá-las essencial para o crescimento de todos os envolvidos em uma governança corporativa.

A diversidade pode ajudar a criar uma cultura que promova a liberdade e a solidariedade, respeitando a individualidade, damos vazão ao conjunto de diferenças e semelhanças, como, origem, religião, gênero, raça e orientação sexual que compõe cada indivíduo e ao fazê-lo abrimos as portas para novos aprendizados e perspectivas. 

Conforme um estudo realizado pelo Boston Consulting Group (BCG), que analisou 1700 empresas diferentes em 08 países, com diversos segmentos de negócios e tamanhos, a pesquisa apontou que empresas com equipes diversificadas garantem receita 19% maior, principalmente devido à inovação.

OS BENEFÍCIOS VISÍVEIS DA DIVERSIDADE E INCLUSÃO

A diversidade e a inclusão, além de ser algo saudável para a cultura de uma organização, possui muitas outras razões que as tornam tão importantes no local do trabalho.

Comecemos a analisar estas razões que fazem a diferença no mundo empresarial corporativo, ficando fácil a identificação dos seus benefícios: 

  • Melhora a comunicação: a diversidade e a inclusão no local de trabalho promovem uma cultura de empatia, permitindo que ao trabalharmos com muitas pessoas diferentes, aprendamos a nos comunicar melhor com outras pessoas e, consequentemente, melhorar o atendimento com nossos clientes;
  • Estímulo da criatividade: a experiência com pessoas que possuem uma variedade de habilidades, experiências e origens culturais, criam um ambiente onde novas ideias e inovações podem surgir, justamente pela heterogeneidade de pensamentos e formações, tornando-se um catalisador para a criatividade;
  • Desempenho organizacional melhorado: tem estudos que indicam que ambientes inclusivos estimulam a colaboração e a produtividade, a atração de talentos e a baixa taxa de rotatividade, em comparação com as empresas que não são diversificadas. As pessoas querem empresas que as incentivam ao crescimento;
  • Facilidade de adaptação: uma organização com diversidade tem facilidade de abraçar mudanças com resiliência, em virtude da constante transformação de ações e paradigmas no negócio, fazendo a diferença para os resultados de curto e longo prazo. A diversificação de equipe se reflete também na possibilidade de compreender diferentes públicos consumidores, facilitando a entrada em variados mercados, adaptando produtos e serviços para atender às múltiplas demandas existentes;
  • Melhora da imagem da marca: ambientes inclusivos fortalecem a imagem pública da marca, colocando as empresas em posição de destaque positivamente. Ações de diversidade e inclusão passam a serem vistas como empresas mais humanas, fazendo uma gestão de pessoas mais empática e atraindo mais clientes e oportunidades de negócio.

Os benefícios advindos da inserção da Diversidade e Inclusão nas organizações aqui elencados, não representam a visão em toda a sua extensão, é apenas uma pequena parcela, do muito que representam.

CCS E O PROGRAMA PERTENSER

A CCS tem um compromisso assumido desde a sua fundação, com o Sr. Almir Ciarrocchi, com a gestão humanizada de pessoas, como meta prioritária de nossa organização.

Ao aderirmos aos critérios da ESG, como coadjuvante de nossos valores pétreos, inserimos em nossas atividades um programa que possui adesão total de todos os nossos colaboradores, o “PertenSer”.

O PertenSer tem como finalidade primordial exercer os valores (DE&I) Diversity, Equity and Inclusion, ou, Diversidade, Equidade e Inclusão, acolhendo as diferenças e integrando-as em nosso dia-a-dia, para tornar o nosso ambiente de trabalho cada vez mais acolhedor.

No ano que passou, a CCS deu início a uma jornada de ações inspiradoras ao seu Programa PertenSer, que resultou na conquista de seu principal objetivo: o sentido de pertencimento, com o acolhimento que nos é característico:

  1. Ação no PAT: movidos pelo nosso comprometimento com a inclusão, promovemos uma ação de contratação de Pessoas com Deficiência, para ampliar as oportunidades e contribuindo para o fortalecimento da diversidade em nossa equipe;
  2. Palestras motivacionais: investimos em conhecimentos por meio de palestras para estimular e sensibilizar as boas práticas sobre a diversidade no ambiente do trabalho, visando promover a cultura inclusiva;
  3. Reuniões Semanais: são pequenas reuniões em que nos reunimos com a equipe para trocar informações valiosas sobre o Programa da Diversidade, reforçando o nosso compromisso diário na construção de um ambiente mais inclusivo;
  4. Concurso Infantil de Desenhos: o intuito desta ação visa criar um vínculo com os filhos dos nossos colaboradores, incentivando-os por meio de premiações a participarem com suas famílias, unindo-os e fortalecendo os laços com a CCS;
  5. Processos de Recursos Humanos: embora a área de Recursos Humanos, possua “uma centralização” no sentido de promover a diversidade e a inclusão, por estar ali a gestão de pessoas, esta é uma tarefa que engloba todas as áreas, onde são revisados todos os processos voltados para as pessoas, buscando torná-los mais diversos e inclusivos;
  6. Engajamento contínuo: nosso compromisso com a diversidade, equidade e inclusão é diário e contamos com o auxílio de todos os nossos colaboradores na construção de um ambiente mais diverso e inclusivo, não só dentro da CCS, mas promovendo a disseminação desta cultura inclusiva com clientes, fornecedores e a sociedade em nosso entorno.

A CCS é uma empresa que conseguiu brilhantemente criar uma estratégia na qual a diversidade, equidade e a inclusão tornaram-se catalisadores para a inovação e na obtenção dos melhores resultados, transformando numa simbiose perfeita, uma cultura inclusiva, onde “muitos” se tornaram “um”.

Rolar para cima