CCS: UMA EMPRESA COM PROPÓSITO E VALORES

Qual a importância de uma empresa com propósito e valores no mundo corporativo? Para entendermos sua importância, comecemos pelo básico, o que significa “propósito”?

A palavra propósito vem do Latim proponere, que significa pro: à frente e ponere: colocar. Na sua origem, a palavra significa “colocar à frente”, “expor à vista”. Na própria raiz da palavra, o seu significado vai além de estabelecer uma meta, é o que dá sentido à vida.

Qual o propósito do mundo corporativo? Com certeza, não é mais, a alienação que o filósofo Georg Hegel define como “o ato de fazer sem saber por que se está fazendo”. O trabalho automático, sem um vislumbre de como será após ser concluído ou não ter o conhecimento das motivações que nos levam a tomar determinadas ações.

Nem tão pouco, a tecnologia e os serviços digitais que se impõem sobre o mercado como maneira de otimizar os processos alienados ou repetitivos em uma operação, deixando uma interrogação, sem sentido. O colaborador e as próprias empresas estão cada dia mais em busca do seu propósito.

O propósito está muito além da missão e visão de uma empresa. É uma declaração que reflete a razão da existência de uma organização e qual o impacto que deseja gerar em uma sociedade.

Independente de ser um indivíduo ou uma organização, a frase de David Viscott, reflete o valor de um propósito: “O sentido da vida é encontrar o seu dom. O propósito da vida é compartilhá-lo”.

O PROPÓSITO E A CULTURA ORGANIZACIONAL

O propósito de uma empresa consiste no motivo pelo qual ela existe e para o quê, é sua essência, sua razão de ser e deve refletir seus valores e crenças, trazendo contribuições positivas para a sociedade, o meio ambiente ou a um determinado setor.

Por isso, cada vez mais os profissionais estão em busca de oportunidades de emprego em empresas nas quais tenham identificação com a missão, valores e propósitos do negócio.

A cultura organizacional se tornou um dos critérios de avaliação dos melhores talentos do mercado de trabalho e sua principal retenção.

Os tempos mudaram e o que valia em épocas passadas já não faz sentido, oferecer uma boa remuneração e benefícios para os colaboradores não é suficiente para conquistar os melhores profissionais e mantê-los nas empresas.

É preciso muito mais, os colaboradores querem ter a sensação de pertencimento e enxergarem que seus objetivos convergem com os da organização. 

E as empresas que adotam esta cultura organizacional, não fazem parte do “lucro pelo lucro”, não que a questão financeira não seja importante, mas estão um passo à frente, valorizam o capital humano e o que podem construir juntos para melhorar a vida e o mundo em que vivemos.

A grande diferença entre ter um propósito organizacional e ter um senso de propósito comum, é aquele que é compartilhado entre os stakeholders internos e externos, o que faz com que o propósito tenha legitimidade e se torne um guia para toda a estratégia de uma empresa.

CCS: UMA EMPRESA COM PROPÓSITO E VALORES

Cabe aqui uma menção, de um especialista em liderança, o escritor e empreendedor inglês Simon Sinek, segundo o qual todas as empresas sabem dizer o que fazem, algumas conseguem explicar como fazem, mas poucas sabem o porquê.

A CCS tem um legado deixado pelo seu fundador, o Sr. Almir Ciarrocchi, que têm se perpetuado ao longo de nossa história, valores morais que se tornaram os pilares de nossa caminhada, honestidade, garra, caridade, perseverança, fé, pensamento positivo e principalmente a valorização dos colaboradores.

Valores nos quais é sustentado o nosso Código de Ética e Conduta, uma governança corporativa com foco em resultados para nossos clientes, com respeito, disciplina e honestidade. São valores que nos inspiram a vontade de aprender, o cuidado com a segurança e a saúde e a cuidar do nosso bem maior, nossos colaboradores cuja prioridade é fazê-los felizes.

Com base nestes valores, descobrimos o nosso propósito: “transformar o mundo através do aço, das nossas ideias e de nós mesmos”.

E por acreditarmos fielmente neste propósito, nos tornamos uma das maiores empresas do mundo no segmento de transformação de metais, criamos uma identidade, abraçando este propósito nasceu o DNA da CCS, que está inserido em cada um de nós, como uma bússola a nos direcionar em sincronia e homogeneidade.

A equipe da CCS tem consciência e orgulha-se de fazer parte de um objetivo comum, melhorar o mundo através da transformação do aço, criando peças que vão melhorar a economia de nosso país, criando pontes para modificar a qualidade de vida da sociedade.

São conjuntos soldados de médio e grande porte, utilizados no segmento agrícola, facilitando o plantio até a colheita, este que é o nosso carro-chefe da economia, contribuindo com a alimentação de milhares de pessoas.

Produzimos peças de alta complexidade e complementos utilizados na pavimentação, mineração e construção civil, contribuindo com a infraestrutura do país, melhorando a mobilidade e proporcionando oportunidades de emprego a milhares de brasileiros.

Também participamos de outro importante setor da economia, o setor logístico que trata da movimentação de materiais em todo o território nacional, abastecendo os maiores centros de distribuição, como Wal Mart, MercadoLivre, Magazine Luiza, transportando nossas riquezas e também contribuindo para a empregabilidade.

A CCS por meio da transformação do aço, cria soluções eficientes que impactam na qualidade de vida da sociedade, contribuem para o crescimento da economia e da sustentabilidade do planeta.

O DNA DA CCS: UM PROPÓSITO QUE NOS DEFINE

A CCS construiu uma cultura organizacional forte e saudável, firmados em nosso propósito, o DNA da CCS estimula o engajamento dos colaboradores, promove a colaboração, a inovação e a adaptabilidade, o sentimento de pertencimento, contribuindo para um ambiente positivo e inclusivo.

O DNA da CCS é como um dínamo, um agente em constante transformação, nos impulsionando para buscar soluções inovadoras e eficientes para nossos clientes, estimular o crescimento individual e coletivo, aprimorando, atraindo e retendo talentos, intensificando a produtividade e o fortalecendo a reputação de nossa marca.

A CCS desempenha um papel de responsabilidade social, ao promover uma cultura inclusiva, onde a diversidade e a inclusão vão além do preenchimento de cotas, são conceitos que geram a inovação e o pertencimento dentro de nossa empresa.

Acreditamos que um ambiente inclusivo e diverso, onde coexiste a multiplicidade de culturas, nos dá a possibilidade de ampliar ideias e inovação, proporcionando experiências únicas que agregam valor à organização.

É baseado em nosso propósito que conquistamos as Certificações ISO 9001, atestando a qualidade de nossos serviços e a ISO 14001, nos qualificando para um compromisso com a sustentabilidade, por meio de boas práticas para a preservação da vida, entre nossos colaboradores, clientes, parceiros de negócios e a comunidade em nosso entorno.

A CCS é um conglomerado de ideias e pessoas, mas com um único objetivo: “transformar o mundo através do aço, das nossas ideias e de nós mesmos”, este é o propósito que nos conecta, nos guia e nos impulsiona para buscar o melhor, na transformação do aço, transformamos a nós mesmos para sermos a diferença que queremos para o mundo.

Rolar para cima